Biologicamente Vivo!!!

Friday, March 23, 2007


DECO acusa médicos de prescreverem antibióticos sem necessidade

Ordem Médicos recusa acusação
A associação para a defesa do consumidor DECO acusou os médicos de prescreverem antibióticos sem necessidade e as farmácias de os venderem sem prescrição. O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Pedro Nunes, recusou qualquer acusação de incompetência dos Médicos de Família. A conclusão do estudo da DECO vem publicada na edição de Abril da Teste Saúde e é baseado em visitas de colaboradores da associação a várias clínicas, centros de saúde e farmácias. Foram visitados 58 consultórios privados e nove centros de saúde, onde os colaboradores se queixaram de dores de garganta e um ligeiro incómodo ao engolir, apesar de estarem saudáveis. Em 37 casos, diz a DECO, os profissionais prescreveram antibióticos desnecessariamente: Seis desses médicos sublinharam que o medicamento só devia ser aviado se o problema se agravasse, mas a maioria prescreveu espontaneamente os medicamentos. Face a estes números, Pedro Nunes "não aceita que se ponha em causa a qualidade" de médicos que "sabem o que fazem", ressalvando, porém, que as condições de organização obrigam ao exercício de uma "medicina mais defensiva". "Os médicos recorrem frequentemente a medicamentos de espectro mais largo, para combater o maior número possível de bactérias, porque não conseguem acompanhar todos os dias os pacientes e têm medo que uma terapêutica menos agressiva falhe", salientou. Em 90 farmácias, a Teste Saúde registou oito estabelecimentos que venderam os antibióticos sem receita médica.

Antiviral Tamiflu pode causar efeitos psíquicos secundários

Coreia do Sul lança alerta
As autoridades da Coreia do Sul anunciaram esta semana que estão a preparar um alerta aos profissionais de saúde sobre os possíveis efeitos secundários de ordem psíquica do Tamiflu, um medicamento contra a Gripe também disponível em Portugal. "Prevemos publicar um alerta específico aos médicos e aos farmacêuticos advertindo-os para informações recentes de suicídios e comportamentos estranhos de pacientes que tomaram o medicamento", afirmou Shin Joon-soo, um responsável da agência sul-coreana de controlo dos medicamentos e alimentos. As autoridades nipónicas lançaram na quarta-feira um alerta contra a prescrição deste antiviral a adolescentes, na sequência de uma crescente inquietação sobre o risco de efeitos psíquicos secundários do medicamento. A 27 de Fevereiro, um rapaz de 14 anos medicado com Tamiflu suicidou-se ao atirar-se de um 11º andar em Sendai, no norte do Japão, seguindo o exemplo de uma rapariga da mesma idade que estava a tomar o mesmo medicamento e se lançou igualmente do alto de um edifício no centro do país. O laboratório Roche, que produz o Tamiflu, garante no seu site na Internet a inocuidade psiquiátrica do medicamento e rejeita qualquer ligação entre a toma do mesmo e os suicídios noticiados. A FDA, a agência reguladora dos medicamentos e alimentos nos EUA, concluiu no ano passado não existir nenhuma prova que permitisse associar a toma de Tamiflu às mortes de pacientes no Japão. De acordo com o site do instituto que regula o comércio de medicamentos em Portugal (INFARMED), o Tamiflu (Oseltamivir) está à venda nas farmácias portugueses desde Junho de 2002, a um preço tabelado de 25,17 euros, mas até à data não existe registo de casos de reacções psíquicas.
HIV modificado e tratamento pré-natal para Fibrose QuísticaEstudo da University College of London
Uma versão do vírus HIV modificado e inactivo poderá tornar-se na base de um novo tratamento genético pré-natal para a Fibrose Quística, segundo especialistas britânicos que efectuaram estudos em ratinhos. Cientistas britânicos acreditam que o vírus da Sida inactivado pode ser manipulado para ter a capacidade de transportar cópias do gene que, quando falha, causa a Fibrose Quística, deficiência que atinge principalmente os pulmões e o trato digestivo.
Um artigo publicado pelo jornal britânico "The Times"; dá conta de diversos testes realizados por uma equipa de cientistas da University College of London (UCL), os quais trabalham na modificação do HIV com o intuito de levar até ao pulmão do feto o material genético necessário para corrigir a doença. Caso fique comprovado que funciona, o tratamento em questão poderá ter grandes vantagens sobre outros semelhantes, que só podem ser aplicados após o nascimento da criança, quando já pode ser muito tarde para tirar benefícios do tratamento.
O tratamento genético fetal também apresenta a vantagem de do sistema imunitário do feto ter uma menor probabilidade de rejeitar o vírus modificado, quando comparado com crianças e adultos.

Alergia a.. beijos

Beijo pode provocar alergia nos lábios de pessoas sensíveis a fármacos
Se pensa que a frase «sou alérgico a beijos» só serve para pôr a milhas os pretendentes com quem não quer nenhum contacto físico, está muito enganado. É que, segundo um estudo italiano, as pessoas com certos tipos de alergias podem mesmo reagir aos beijos dos companheiros. A equipa de Gennaro Liccardi, médico do Hospital Cardarelli, em Nápoles, Itália, relatou uma história curiosa na edição de 11 de Maio da revista médica
The Lancet. Liccardi refere ter atendido um casal que depois de uma noite de amor, a mulher desencadeou sintomas alérgicos, tais como comichão e inchaço na pele. Depois da análise, os médicos conseguiram identificar o responsável disto tudo: o beijo. Ou seja, o marido estava a tomar um medicamento que provocou a reacção alérgica na companheira e o veículo de transmissão foi mesmo o beijo. Embora possa parecer um pouco exagerado, se é sensível a fármacos ou alimentos, o melhor mesmo é antes daquele beijo ardente perguntar ao seu namorado o que está a tomar ou até o que comeu ao jantar. A equipa de especialistas observou que o contacto boca-a-boca pode causar uma reacção alérgica em pessoas sensíveis a certos alimentos, caso o parceiro os tenha consumido recentemente. Em teoria, os médicos já sabiam da probabilidade deste problema, mas, até ao momento, não conheciam nenhum relato de alergia a um fármaco induzida pelo beijo. De acordo com os especialistas, há alguns anos, a mulher já tinha apresentado uma reacção semelhante, depois de tomar o antibiótico bacampicilina. Desta última vez, foi o marido quem tomou o medicamento. Cerca de 30 minutos depois de fazerem amor, a mulher, relatam os médicos, desencadeou uma reacção alérgica que lhe provocou comichão e inchaço nos lábios. A equipa de Liccardi concluiu que os beijos foram a causa da alergia, já que o marido tomou o bacampicilina duas horas antes de a ter beijado.


"Guia para um seropositivo de sucesso

"Revista nas bancas a partir de segunda-feira
Dois testemunhos de seropositivos que relatam as suas histórias de sucesso integram o número especial da revista Con(tacto) da Associação Espaço T, que estará nas bancas no início da próxima semana e funcionará como um guia. Intitulada "Ser o Positivo - Guia para um seropositivo de sucesso", a nova edição da Con(tacto) é o resultado de um ano de trabalho, financiado pela Comissão Nacional de Luta Contra a Sida (CNLCS), explicou à Lusa o presidente da associação Espaço T e responsável pela publicação, Jorge Oliveira. Este número reunirá também a contribuição de especialistas das várias áreas que influenciam a qualidade de vida destes doentes, entre os quais Rui Nunes, professor de Bioética da Faculdade de Medicina do Porto, Maria Carrilho, Obstetra do Hospital de Gaia, Beatriz Casais, da CNLCS, e Edgar Correia, Psicólogo Clínico do Serviço de Infecciologia do Hospital Garcia da Horta, entre outros. A revista, que terá uma edição de 3.500 exemplares e custará, em papel, cinco euros, estará disponível a partir da próxima semana em todo o país. Cerca de mil exemplares serão oferecidos à ACAPO - Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal. Fundada em 1994, no Porto, a Espaço t - Associação para o Apoio à Integração Social e Comunitária - é uma instituição de apoio a minorias sociais desfavorecidas e marginalizadas.


Preservativo invisível»

Novo gel contraceptivo previne transmissão de Sida e Herpes
Há muito que se deseja uma forma de evitar as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) sem que para isso se tenha que usar obrigatoriamente o preservativo. Agora, parece que esse anseio se pode transformar numa realidade há muito esperada. Um laboratório canadiano está a desenvolver um «preservativo invisível» que terá como função primordial a prevenção de doenças transmissíveis como a Sida e os herpes, afirmou um grupo de cientistas canadianos. «Este é um gel que actua como barreira e temos já provas em como é um produto eficiente para prevenir o vírus HIV e os herpes, outro problema sexual muito frequente», afirmou o autora do estudo Jocelyne Piret, da Universidade Laval, Canadá. No relatório publicado em Agosto, numa revista da especialidade, os investigadores contaram que o gel actua como uma barreira física bloqueando o vírus, não permitindo que infecte outras células, uma vez que o gel contem substâncias que destroem os micróbios. Menos tóxico Para além de prevenir a transmissão das doenças, o produto funciona também como contraceptivo. Uma das questões que os investigadores estão a levar em conta é que o produto possa ser menos tóxico que outros semelhantes já existentes no mercado, uma vez que foi relatado que as substâncias nele contidas eram demasiado tóxicas e com o uso frequente irritam a vagina. O produto pode ser aplicado, na forma líquida, na área vaginal com um aplicador o qual, através do calor do corpo, se transforma em gel. Em laboratório, o gel mostrou a sua eficácia durante seis horas após a aplicação. As investigações deste novo gel estão prestes a ser concluídas, por isso em breve estará disponível no mercado.

3 Comments:

  • At 11:11 AM, Blogger Soraia said…

    Gostei bastante da iniciativa da revista Con(tacto). De facto, não há nada melhor como um bom exemplo (neste caso exemplos) para expor o problema. Penso que o problema cada vez mais crescente da SIDA deveria ser mais divulgado nas revistas nacionais, em vez de notícias fúteis...Bjs

     
  • At 7:14 AM, Anonymous Anonymous said…

    ola flávia! olha eu vou ser sincera, eu n tive tempo para ler todos os teus trabalhos, mas parecem estar muito bem organizados e com noticias bastante actuais...pelo que eu já li, acredito que vem enriquecer os meus conhecimentos. bj.

     
  • At 10:12 AM, Blogger NiRvaNa said…

    novidade...desconhecia este produto...axo k e uma iniciativa muito interessante e k devemos continuar a inovar neste campo...bj!!!

     

Post a Comment

<< Home