Biologicamente Vivo!!!

Thursday, March 22, 2007

REGULAÇÃO GÉNICA
Regulação do material genético
Os genes estão sujeitos a regulação. Uma célula exprime apenas uma fracção dos seus genes num determinado período de tempo. Os organismos unicelulares, procariontes ou eucariontes, reagem ás flutuações do meio ambiente, variando a expressão dos genes e ajustando o seu metabolismo. Nos eucariontes multicelulares, o controlo da expressão dos genes torna possível que células com o mesmo DNA possam divergir, em forma e em função, tornando-se especializadas.

Em 1961, François Jacob e Jacques Monod propuseram o Modelo do Operão como principal mecanismo de controlo da expressão dos genes em bactérias.

Um operão é uma unidade funcional constituída por:
-genes estruturais: conjunto de genes que codificam proteínas com funções relacionadas, como, põe exemplo, as várias enzimas de uma via metabólica;
-promotor: Sequência específica de nucleótidos do DNA á qual se liga a RNA polimerase e onde tem início a transcrição;
-operador: sequência de DNA que controla o acesso da RNA polimerase ao promotor e que permite activar ou desactivar a transcrição de todos os genes estruturais.
Um gene regulador encontra-se a uma determinada distância do operão. Tem o seu próprio promotor e codifica o repressor.


Regulação em procariontes:
Negativa: O operão é bloqueado pela forma activa do repressor. A ligação do repressor activo ao operador impede a ligação da RNA polimerase ao promotor e inibe a transcrição. Pode ser feita por um operão repressível como o triptofano, em E.coli. ou por um operão indutível, como o operão da lactose, em E.coli.
Positiva: Uma proteína reguladora estimula directamente a expressão dos genes.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home